Abel segura pressão de Siegel no Alabama e vence 1ª na Indy NXT. Collet é 4º

Jacob Abel segurou Nolan Siegel por 35 voltas e saiu com a vitória no GP do Alabama da Indy NXT. Caio Collet sonhou com pódio, mas amargou quarto lugar

Jacob Abel foi o grande vencedor do GP do Alabama da Indy NXT, após segurar o ímpeto de Nolan Siegel na segunda etapa do campeonato de acesso à Indy, realizada nesse domingo (28). Após largar na pole, o #51 foi bastante pressionado, mas liderou as 35 voltas para conquistar sua primeira vitória na categoria. O evento no Barber Motorsports Park foi encerrado sob bandeira amarela após Jamie Chadwick rodar no penúltimo giro e ficar na brita.

A dupla Abel e Siegel concentrou as ações pela vitória desde as primeiras voltas e abriram vantagem para os concorrentes logo após a largada — bem como na relargada. Isso correu muito por conta da ferrenha disputa entre James Roe e Caio Collet pela terceira colocação. Melhor para o #29, que terminou à frente e evitou aquele que seria o primeiro pódio do brasileiro na categoria.

Com três bandeiras amarelas — uma logo na largada, outra na volta 5, após o carro de Yuvem Sundaramoorthy ficar parado na pista e a derradeira no penúltimo giro —, o meio da corrida se tornou bastante morno, com os pilotos conservando pneus e economizando no uso do push-to-pass. As disputas se acentuaram nas últimas oito voltas, mas apesar de Siegel colocar pressão em Abel e Collet se aproximar de Roe, as ultrapassagens não foram realizadas — o que não pôde se dizer da briga pela quinta colocação.

Bryce Aron tinha vantagem confortável, mas viu seus pneus acabarem nos últimos giros. O último lugar do top-5 ficou com Louis Foster, grande destaque da corrida, que saiu da 21ª e última posição. Com três voltas para o final, o #26 superou seus companheiros de Andretti — primeiro Chadwick e depois Aron. Miles Rowe veio na sequência e também despachou os concorrentes para terminar em sexto — Michael D’Orlando também ganhou os dois postos.

Jacob Abel venceu pela primeira vez na Indy NXT (Foto: IndyCar)

Aron, então, fechou somente em oitavo, enquanto Chadwick rodou na abertura da penúltima volta na curva 1, ficou parada na brita e obrigou a direção de prova a acionar a bandeira amarela que concluiu a prova. Callum Hedge e Salvador de Alba Jr. completaram o top-10.

A Indy NXT retorna nos dias 10 e 11 de maio, com a rodada dupla no traçado misto de Indianápolis, compartilhando a programação com o GP de Indianápolis da Indy.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.